segunda-feira, 23 de julho de 2012

Link do quadro SP CULTURA do #SPTV

E programação....


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/confira-reportagens-do-sptv-sobre-cultura-de-periferia.html


Proximos quadros...


Rap & Gol - Próximo quadro no sábado 11/08

11/08 - RAP & GOL em Osasco.
18/08 - Graffizfesta em Guaianazes
25/08 - Hip Hop Salve no Brás
01/09 - Roda de Samba UM POUCO DE NÓS na Vila Curuça.
08/09 - Rolê com EMICIDA na sua quebrada. CACHOEIRA (Zona Norte de SP)





terça-feira, 3 de julho de 2012

Entrevista Alessandro Buzo na Revista São Paulo do jornal Folha de S.Paulo

Alessandro Buzo, 39, é escritor e cineasta e apresenta, aos sábados, o "SP Cultura", no "SPTV", da Globo. Há cinco anos está à frente da Livraria Suburbano Convicto, nascida no Itaim Paulista, na zona leste, e hoje na Bela Vista, no centro. Além de encontros literários, vende livros, discos e roupas.



* Publicada na Revista São Paulo, anexo a FOLHA do dia 15/07/12

sãopaulo - Você ganha dinheiro com a livraria?
A livraria nunca me deu dinheiro. Principalmente lá no Itaim Paulista, onde ficou três anos no vermelho. Eu bancava o prejuízo do meu bolso. Lancei dez livros desde 2000, organizei seis coletâneas de escritores da periferia e tenho meu salário. Nada além disso.


Já pensou em fechar o negócio?

De jeito nenhum. Até porque essa ideia não é mais só minha, é do movimento. Um mês atrás, a coisa apertou e expus a situação no meu blog. A reação foi imediata: o Emicida, lá da Europa, em turnê, escreveu um texto convocando as pessoas a virem aqui comprar livros.


Já recebeu alguma ajuda pública?
Nunca ganhei um edital. Faço tantas coisas porque sou articulado, conheço pessoas. Nessa cena, uma mão lava a outra.


Como analisa a relação do poder público com a cultura periférica?

Ainda é muito tímida perto do potencial que a periferia tem a oferecer. Se o poder público investisse nesse potencial, essa galera poderia atuar em escolas públicas, ajudar a combater um monte de coisa ruim, como a onda do funk pancadão que prega o consumo de álcool. Mas existe, sim, algum diálogo: escritores e coletivos que fazem atividades em bibliotecas, além dos saraus e dos rappers que têm participado da Virada Cultural. Mas é muito pouco.


Acha que é o melhor momento da cultura periférica?

A mudança está em curso. A periferia não espera mais vir de fora, cada vez mais produz sua cultura em todas as quebradas do país.

Hoje..... Lançamento do livro PROFISSÃO MC no #SarauSuburbano

Todos convidados / Convocados.... SEGUNDO LANÇAMENTO DO LIVRO PROFISSÃO MC Terça-feira, 03 de Julho de 2012 (das 20h às 22h) no Bixiga. Livraria Suburbano Convicto Durante o "SARAU SUBURBANO"
BUZO CONVIDA Se você não foi na FNAC semana passada, chega com a gente hoje.. terça (03/07)..... segundo lançamento do livro PROFISSÃO MC, décimo meu "Alessandro Buzo". Se foi na FNAC, pode colar também viu ? BUZO LANÇA "em casa" ..... na sua Livraria Suburbano Convicto, "durante" o SARAU SUBURBANO. Aguardo todos vcs, agradecendo a todos que durante a semana comentaram via email, redes sociais, sinal de fumaça. Muita gente curtindo o romance Profissão MC. Nos vemos a noite.... Alessandro Buzo escritor PROXIMOS LANÇAMENTOS.... 07/07 (sábado, 15h) na BATALHA DA LESTE, passarela do Metrô Itaquera 08/07 (domingo, 16h) no evento "O LEVANTE" do Coletivo Marginaliaria, Jd Helena (Zona Leste de SP).