terça-feira, 19 de julho de 2016

É textão, mas escrevi pra "VC" ler.... e comentar.

Sigo no estilo "Nóiz Capota Mais Num Breka"
Por:
Alessandro Buzo
***
Porque faço tanta coisa ao mesmo tempo, você poderia me perguntar.
Te respondo: - Nasci pobre e fadado a trabalhar de empregado a vida toda, pegar condução lotada a vida toda e sonhar a vida toda com coisas que jamais iria realizar.
Mas a cultura me fez descobrir que era possível ir por outro caminho, acreditar nos sonhos "de verdade", correr atrás "muito"e e realizar, coisas que pareciam impossíveis, mas.... não sabendo que era impossível, foi lá e fez.
Nunca imaginei que um dia, nos tempos de trem lotado na zona leste, eu iria viajar tantas vezes de avião, nem que eu seria a "atração" de vários eventos, em vários estados... nem que iria lançar tantos livros, que teria uma casa numa praia TOP no Litoral Norte, muito menos que iria trabalhar na TV.
Eu era só mais um no meio da multidão, desde 1972 quando nasci, mais ainda desde 1985 quando aos 13 anos comecei a trabalhar no centro de São Paulo, morando no Itaim Paulista, até 2000. Minha vida é "antes e depois" do ano 2000. Neste ano que o mundo não acabou como tinha sido previsto... aconteceram duas coisas que mudariam completamente o curso da minha vida, minha existência, minha trajetória.
Em 22 de março de 2000 nasceu no Hospital Santa Marcelina do Itaim Pta meu filho Evandro Borges, eu tinha nesse dia, uma esposa, uma casa de 2 cômodos em cima da sogra, um emprego de vendedor de alimentos na zona cerealista e R$ 50,00 no bolso (e no banco), que peguei de VALE antes de sair voando, quando me ligaram que meu filho ia nascer, eu no Brás e minha esposa no hospital no Itaim, fui de trem e lotação, cheguei a tempo de ver o parto.
Outro fato de 2000 que mudaria minha vida aconteceria em 24 de dezembro de 2000, dia que lancei O TREM - BASEADO EM FATOS REAIS, meu primeiro livro.
Ferrado, endividado e muitas vezes sem esperança de mudança, de futuro melhor.
Mas as possibilidades que foram surgindo a partir do meu livro e a força pra trabalhar que "ter que sustentar" meu filho me trazia, fez juntar a fome com a vontade de comer.
Percebi que poderia existir "outro caminho" além do que era traçado pra mim, mas vi que só daria resultado, se trabalhasse muito, muito mesmo, porque até 2007 eu segui vendendo alimento e fazendo o cultural nas horas vagas, uma puta duma jornada dupla, muitas vezes cansativa demais, outras desanimadoras e sim, pensei em desistir algumas vezes, principalmente de 2001 à 2003 quando estava afundado em dívidas, sem conta no banco, sem cartão de crédito, só tinha minha esposa Marilda lado a lado e meu filho pra me incentivar a não desistir, não podia falhar com ele, com ele não..... jamais. Tive um pai ausente desde os meus 11 anos, não iria fazer isso com meu filho, tinha que ser forte, engole o choro na porra do baguio e segue, trabalhando de vendedor, pegando trem lotado, lançando livro, fazendo evento, as vezes "o" artista e outras sem um real no bolso.
Não fiquei rico, ainda tenho problemas financeiros, mas nem se compara o perrengue que já passei, com minha vida hoje.
Como diz o Ferréz, amigo escritor: - De sofrimento, já basta meu passado.
Tenho hoje um casamento de 17 anos que é meu alicerce, um filho de 16 anos que segue sendo minha inspiração pra trabalhar (sempre pra proporcionar uma vida digna pra ele), tenho 12 livros publicados, visibilidade que a TV me deu, uma casa, um carro e um tanto de outros sonhos pra realizar.
Não desisto, nem me entrego, muito menos me vendo.
Sou do Itaim Paulista, orgulho de ser periférico, mas quero muito mais do que o sistema, meus ex-patrão e a sociedade traçou pra mim.
Orgulho de ter chego até aqui, sem usar ninguém como trampolim, sem pisar na cabeça de ninguém, sem fugir das coisas que eu acredito, sem ter mudado em nada, nunca paguei de artista, muito menos de global, nos 3 anos de SPTV.
Sou só o Buzo do Itaim, que pegava trem no última vagão, que é maloqueiro, verdadeiro e palmeirense.
Apaixonado pela minha mulher e com uma missão na vida, ser um pai presente e dar uma vida melhor pro meu filho, melhor do que foi a minha pelo menos.
Obrigado quem leu o textão, me deu vontade de compartilhar essas coisas com vocês.
***
Alessandro Buzo
escritor, apresentador e cineasta
Pré Candidato a Vereador em 2016 pelo PCdoB em SP.

www.buzo10.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário