segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Respeita minha trajetória. Suburbano Convicto até depois do final. Escritor e cineasta, apresentador TV e produtor de eventos.

A mais de uma década me dedico exclusivamente a cultura, até aqui sobrevivi, teve uma fase de 6 anos muito boa, suficiente pra eu realizar o maior sonho da vida que era ter uma casa própria, hoje está complicado trabalhar com cultura, vários contratantes se foram, muitos eventos deixaram de existir por conta da crise e desse governo que ai está, falando a partir de São Paulo.
Mas a gente segue, a vida sempre foi altos e baixos.
Pode me ignorar, não dar crédito nem espaço por eu ter realizado um longa metragem esse ano e pela segunda vez, sem captar dinheiro.
Pode tudo que quiserem, só não aceito ignorar minha trajetória.
Nascido e criado no Itaim Paulista, extremo da zona leste de São Paulo, apesar de estar em crise, me sinto um vencedor.
Não era previsto que das escolas públicas, dos trens lotados, eu iria chegar onde cheguei.
Mas estive lá e sigo trabalhando pra ocupar de novo os pico loko. Contrariando o sistema, o filho da empregada ainda tem lenha pra queimar.
Alessandro Buzo



Itaim Paulista, Zona Leste de SP

****
Abaixo minhas maiores realizações, no âmbito profissional.
***
NA LITERATURA
Onde tudo começou a partir do livro que lancei em 2000.
(1) * O Trem - Baseado em Fatos Reais (2000)
(2) Suburbano Convicto - O Cotidiano do Itaim Paulista (2004)
(3) O Trem - Contestando a Versão Oficil (2005)
(4) Guerreira (2006
(5) Favela Toma Conta (2008)
(6) Buzo 10 Anos (2010)
(7) Hip Hop - Dentro do Movimento (2010)
(8) Do Conto a Poesia (2011)
(9) Dia das Crianças na Periferia (2012)
(10) Profissão Mc (2012)
(11) Favela Toma Conta 2 - A Literatura e o Hip Hop Transformaram a Minha Vida (2014)
(12) Ruas de Fogo (2015
(13) O Filho da Empregada (2017)
(14) Del Cuento a La Poesía (2018) * Em espanhol

COMO ORGANIZADOR
(1) Pelas Periferias do Brasil - Vol 1 (2007)
(2) Pelas Periferias do Brasil - Vol 2 (2008)
(3) Pelas Periferias do Brasil - Vol 3 (2009)
(4) Pelas Periferias do Brasil - Vol 4 (2010)
(5) Pelas Periferias do Brasil - Vol 5 (2011)
(6) Poetas do Sarau Suburbano - Vol 1 (2011)
(7) Poetas do Sarau Suburbano - Vol 2 (2013)
(8) Poetas do Sarau Suburbano - Vol 3 (2015)
(9) Poeta do Sarau Suburbano - Vol 4 (2016)
(10) Pelas Periferias do Brasil - Vol 6 (2016)
(11) Pelas Periferias do Brasil - Vol 7 (2018)
(12) Poetas do Sarau Suburbano - Vol 5 (2018)





NO CINEMA
Profissão Mc (ficção, 52 min. 2010), um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira
Fui ! (ficção, 72 min. 2018), um filme de Alessandro Buzo

NA TV
Apresentador do quadro "Buzão - Circular Periférico" no Programa Manos e Minas da TV Cultura, de 2008 à 2011.
Apresentador do quadro SP CULTURA no SPTV 1a edição da Rede Globo, semanal de 2011 à 2014.

PRODUTOR
Realizador do evento FAVELA TOMA CONTA de 2004 à 2016, 30 edições realizadas, sendo 26 no Itaim Paulista, 3 em São Miguel Paulista e 1 na cidade de Ribeirão Preto-SP.
Realiza o SARAU SUBURBANO, a 8 anos no Bixiga em São Paulo.
Realiza o SARAU SUBURBANO LITORAL NORTE a 3 anos em Boiçucanga, São Sebastião-SP

CURADOR
Projeto Transform City para Absolut (Único curador)
Projeto NOSSO BAR da AMBEV (Entre os curadores)
Sarau Suburbano é 1o ! por 1 ano e meio (mensal) nas Unidades UNINOVE. (Parceria Suburbano e Universidade Uninove)

INTERNET
Mantém o CANAL no YOUTUBE (www.youtube.com.br/alessandrobuzo) e lá apresenta o PROGRAMA SUBURBANO ENTREVISTA

EMPRESÁRIO
Mantém a LIVRARIA SUBURBANO CONVICTO no Bixiga (desde 2007).
Mantém a empresa: Suburbano Convicto Áudio Visual e Com. Ltda (desde 2004), conteúdo pra TV, cinema e comércio.


***

Meu trabalho cultural me levou de São Paulo a outros lugares, como cidades do interior (mais de 20), e outros estados como o ACRE, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Goias, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Distrito Federal.
Além de 3 vezes em Buenos Aires na Argentina.
Ganhei alguns prêmios como o HUTÚZ da CUFA por 2 vezes, Premio Mundo da Rua, Prêmio Cooperifa por 4 vezes, Prêmio Carolina Maria de Jesus da FLUP (2017), Cine B da Brazuka, Medalha Galgo Alado em Gramado-RS, entre outros.
A cultura é minha vida e meu trabalho, sigo na pista, apesar de meio esquecido por muitos.
Alessandro Buzo

www.agendabuzo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário