segunda-feira, 4 de outubro de 2010

#APALPE foi um evento genial


Faustini, Buzo e Érica Peçanha


Alessandro Buzo na Escadaria Selarón na Lapa (RJ)

Texto: Alessandro Buzo
Fotos: Marilda Borges

Ontem (sábado 09.10), aconteceu na Lapa (RJ), na Escadaria Selarón (muito loka escadaria), Silvia me situou quem é Selarón, grande artista.
Voltando....o evento APALPE foi algo assim como genial, abriu 1uinta com Mano Brown (debate que contou com o Blue) e acabou com RAP com piano na Universidade das Quebradas no UFRJ e seguiu com Ronaldo Correia de Brito na sexta e no sábado várias atividades, pela manhã APALPINHO - Apalpando palavras com crianças, oficina de cordel com Ederaldo Luciano (PB), não vi essas duas atividades mais sei que foram ótimas, conheci o Ederaldo pessoalmente, antes só on line via nossa amiga em comum, Numa Ciro.
15h a primeira mesa de debate contou com Marcelo Coutinho, teve um momento especial que eu perguntei o sentimento dele por Madureira, ele começou chorar assim...tentando falar, saia mais ou menos um: - Minha terra.
Foi foda, não esperava a reação tão emotiva.
A mesa contou ainda com o cineasta Vinícius Reis que fez um filme sobre a e com nome PRAÇA SEANS PEN na Tijuca.
Breve intervalo e 17h a mesa que eu participei com Alessandro Buzo que vos fala, Cannibal da Banda Punk Rock DEVOTOS DO ÓDIO de Alto Nossa Senhora do Pinho em (PE), onde ele tem ainda a ONG ALTO FALANTE, ideias e projetos geniais, fizeram (junto com uma rapa com Faces do Suburbio e outros) trazer a mídia pra subir o Alto pra ver e cobrir cultura, o que antes não existia. Com 22 anos de estrada, o Devotos teve a história contada em livro, ultimo lançamento (até aqui) da Coleção Tramas Urbanos, acabou de vir de turne por 8 países da Europa e trouxe um VINIL que lançaram na França e se encontra na Livraria Cultura.
Gostei demais de conhecer melhor o mano Cannibal, idéias de intercambio rolou, deixa o tempo fazer sua parte.
Na sequencia falou o Heraldo HB que tem a mile anos cine-clube em Caxias e é autor do livro ENGENHARIA DE AVIÃOZINHO, puta história de vida e luta e resistência também.
Por fim chegou minha fala e falei, falei, falei, por uma hora quase sem parar, contei como da improbabilidade total, surgiu um escritor..EU.
Foi genial o jeito que a plateia lotada recebia a tudo que eu narrava, histórias do meu passado e ascenção cultural.
Abrimos pro debate e uma mulher (não me lembro o nome) disse qual convite eu não aceitaria, sendo um cara em tantos projetos, que recebe tantos convites.
Aproveitei as testemunhas, a transmissão ON LINE do evento e disse que jamais aceitaria dois convites oficialmente falando, tornando assim um #FATO declarado em juízo, sendo que sempre afirmei que papo de homem não faz curvo e podem cobrar se amanhã eu aceitar.....
1 - Ir pra Ilha de Caras
2 - Participar do BBB ou A FAZENDA

Debate seguiu, da hora mesmo.....
Se o dia ainda não tivesse tido muitas emoções, ainda começou a rolar, após o fim do meu debate com os manos e a mina (Érica Peçanha) um SARAU.
Além do SARAU normal, declamei um poesia minha e outro OS MISERÁVEIS do Sérgio Vaz que mando ON LINE via Observatório das Favelas que transmitia ao vivo, publicava fotos, atualizava (com tudo que estava rolando), via Twitter.
Uma loucura, além do Sarau, teve disputa de FANTASIA LITERÁRIA, tinha Quincas Berro D´agua, MACUNAIMA, Menino Maluquinho etc....
O primeiro lugar (segundo o publico) e levou R$ 500,00 foi o Quincas Berro D´Agua, segundo lugar ficou com Macunaíma e sua assistente que embolsaram R$ 450,00 e o terceiro lugar, R$ 50,00 de premiação ficou com o Menino Maluquinho.
Eu fui convidado a escolher a REVELAÇÃO, pra ganhar TODA COLEÇÃO TRAMAS URBAMOS da Aeroplano Editora e escolhi a Cinderela (tinha uma outra denominação), uma criança linda, negra. Colocou muitas outras cinderelas por ai no chinelo e por ter 10 anos é quem ali mais cairia bem eu dar os livros, que ela leia, se não agora, daqui alguns anos. Os livros da coleção não são nescessáriamente literatura infantil.
Me senti honrado por essa missão.
Fora a cerveja, os sorrizos, abraços e votos de até breve.
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br



APALPE 2010


Observatório das Favelas, transmitiram ao vivo


Nossa mesa, eu (Buzo, Heraldo HB (Caxias-RJ), Érica Peçanha (mediadora SP), Cannibal (PE)


Heraldo HB


Érica Peçanha


Cannibal do Devotos do Ódio de PE, Alto N.S.do Pinho


APALPE


Ederaldo e Buzo


Buzo, Ecio Salles e Silvia Ramos


Érica Peçanha e Cannibal


Nóis q ta 1


Nóis q ta 2


Nóis q ta 3


Otavio (ler é dez)
Proximo domingo vou visitar seu projeto no Complexo do Alemão


Ecio Salles, mediador da primeira mesa do dia


APALPE


O Menino Maluquinho e Faustini


Silvia Ramos e Marilda Borges


Primeira mesa do dia, Marcelo Moutinho, Écio Salles (mediador) e Vinícius Reis

* Fotos de Marilda Borges (se reproduzir, dar crédito)
www.marildafoto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário