quarta-feira, 12 de abril de 2017

SUBURBANO EM DEBATE de Abril/17 trouxe o tema "Mulheres na Literatura com Jenyffer Nascimento, Cissa Lourenço e Audálio Dantas "descobridor" de Carolina Maria de Jesus.





Alessandro Buzo e Audálio Dantas



***

Ontem (12/4/17), sempre na 2a terça-feira de cada mês, rolou mais uma edição do evento SUBURBANO EM DEBATE na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga em São Paulo.
É sempre um tema, o escritor Alessandro Buzo (que vos fala) de mediador e 3 pessoas ligadas ao tema pra debater o assunto.
Nessa edição o tema foi "MULHERES NA LITERATURA" e os convidados, Jenyffer Nascimento, Cissa Lourenço e Audálio Dantas "descobridor" de Carolina Maria de Jesus.
Agradecer a eles, que vem pra fortalecer a livraria já que o evento não tem apoio, nem cachê. A Jenyffer que trouxe sua poesia e sua história, a Cissa Lourenço (em pleno dia de aniversário de casamento, 25 anos com Paulo D´Áuria, PARABÉNS !!) que venho falar da sua experiência e como surgiu os Poetas do Tietê, além do Audálio Dantas, jornalista que em 1958, trabalhando na FOLHA, foi até a Favela do Canindé (onde hoje é o estádio), sem pauta definida, ele queria passar uma semana lá e ver o que aparecia pra escrever, no terceiro dia viu um grupo de marmanjos, brincando num parquinho instalado pela prefeitura na época pras crianças, pensou até em intervir juntos a eles, quando surge uma mulher negra, com uma carroça, gritando: - Vocês estão destruindo o parquinho das crianças, VOU FALAR DE VOCÊS NO MEU LIVRO.
Audálio Dantas atento perguntou: - Que livro ?
- Um livro que estou escrevendo sobre a favela.
BINGO !!! Havia aparecido a pauta que ele foi procurar, só não imaginava o que isso se tornaria.
Dois anos depois, em 1960, surgia o livro QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA, que virou best seller, foi traduzido em 13 idiomas e lançado em 40 países.
O livro trouxe fama a Carolina Maria de Jesus e essa fama não fez muito bem pra ela, talvez por não saber lidar com tanto assédio. Mas isso já é uma outra história.
O público (e as vendas consequentemente) foram abaixo do esperado pra uma mesa tão rica, mas quem venho tenho certeza que gostou.
Meu obrigado aos três convidados, em especial ao Audálio Dantas, trazido pelo seu filho José Dantas, que nos deu uma aula de literatura brasileira, da mulher, a pioneira da Literatura Marginal.
CAROLINA MARIA DE JESUS esteve entre nós ontem e me inspira a continuar.
***
Alessandro Buzo, escritor
idealizador e mediador do Suburbano em Debate
Proprietário da Livraria Suburbano Convicto, que completa 10 anos depois de amanhã (14/4/17)





Jenyffer Nascimento



Audálio Dantas





Buzo na missão



Cissa Lourenço






Jenyffer Nascimento e Audálio Dantas



Cissa Lourenço e Audálio Dantas

***
www.suburbanoemdebate.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário