domingo, 27 de março de 2022

Último dia do STAND LIVRARIA SUBURBANO na Feira do Livro Periférico, 5 dias de literatura e poesia.




Sábado, 26/03/2022, teve STAND LIVRARIA SUBURBANO no último dia da Feira do Livro Periférico na FESPSP.
Agradecer a Ação Educativa pelo convite.
O quinto e último dia foi o mais cheio, além do evento na entrada da Faculdade de Sociologia e Política, a rua General Jardim, em frente a universidade e da Praça da Biblioteca Monteiro Lobato, foi fechada aos carros e quem dominou a cena foi as crianças, muito lindo de se ver.
Também foi o melhor dia de vendas e é claro que vender é bom e importante, mas rever "vários amigos e amigas" do corre, foi o mais bacana dessa Feira do Livro Periférico, se citasse nome, esqueceria alguém. Mas depois de 2 anos de Pandemia, o contato pessoal, os abraços ainda que de máscara, mas presenciais, foram importantes. É sem dúvida a cultura, voltando a por seu bloco na rua.
Destaco os convidados do dia, Michel Yakini-Iman, amigo de longa data que foi lançar seu novo livro, o Sarau Bodega do Brasil que abrilhantou o final do evento, a Raquel Almeida do Elo da Corrente, o Binho do Sarau do Binho, que abriu sua participação lendo uma carta que escreveu a Mário de Andrade, lindo texto, depois também autografou seu livro novo.
Teve a presença do escritor Alessandro Buzo, que vos fala, nos 5 dias de Feira, autografando meus livros, sou proprietário da Livraria Suburbano, desde 2007 especializada em Literatura Marginal e fiquei a frente do STAND LIVRARIA SUBURBANO nos cinco dias. Aproveitava ainda quem por lá passava para indicar meu CANAL e meus 2 filmes, acho que uma turma vai assistir e isso é gratificante.
Foi lindo, foi potente, foi uma delícia ver tanta gente que gosto e admiro.
A gente luta contra o sistema e o livro é nossa arma.
Alessandro Buzo
escritor, cineasta e vendedor de livros.






























sábado, 26 de março de 2022

Feira do Livro Periférico, dia 4/5





Penúltimo dia da Feira do Livro Periférico.
O quarto de cinco dias de feira (25/3/22), trouxe bastante pessoas a FESPSP, a Faculdade de Sociologia e Política é a casa do evento e co-organiza o mesmo, junto a Ação Educativa.
No Stand da Livraria Suburbano, recebi visita do amigo palmeirense Lalas, que comprou alguns livros e trocamos ideias, bom saber que um amigo de estádio é leitor ferrenho, lê mais de 100 livros por ano.
Já a tarde, entre vendas e troca de ideias, foi o dia mais movimentado.
Ao final teve lançamentos de livros e debates, acabei falando no debate que era sobre políticas públicas pro livro e falei sobre São Sebastião-SP, onde moro, lá já é pouco o apoio a cultura, ao livro propriamente dito e zero.
Destaco ainda o lançamento do livro "Notas Sobre a Fome" e a fala da autora Helena Silvestre, que já foi do MTST e deu o papo reto sobre o assunto tratado em seu livro, marcante. Citou ainda a frase de Josué de Castro: “metade da humanidade não come; e a outra metade não dorme, com medo da que não come”.
Verdade cada vez mais verdadeira. Finalizo com um pensamento meu.
O livro salva, o livro transforma, o livro precisa ser item da cesta básica.
Alessandro Buzo
escritor e cineasta











Feira do Livro Periférico, dia 3/5




3o dia da Feira do Livro Periférico.
O dia 3/5 (24/3/22), foi bacana, teve lançamento do livro novo do Emerson Alcalde e da coletânea Reflexões Periféricas, organizado pelo Tiaraju Pablo D´Andrea, além das resenhas e reencontros com amigos.
Um evento pra desenferrujar o artista depois de 2 anos de Pandemia, o contato pessoal e não virtual, com outros ceres pensantes da nossa literatura periférica marginal, além de pessoas que consomem nossos livros. O evento vai até sábado na FESPSP, Rua General Jardim, 522, até sábado, das 11h às 20h.
Aparece por lá, muito livro bom, não só no acervo do STAND da Livraria Suburbano, como nos demais.
A literatura salva, transforma.
Alessandro Buzo
escritor e cineasta